Wednesday 29 July 2015

Sair da zona de conforto sem pensar muito.

O último sábado foi diferente. Foi passado em Coimbra. A última vez que fui a Coimbra também era sábado mas fui a trabalho, e antes disso era demasiado nova para me lembrar. Só sei que lá fui porque há algumas fotos a prová-lo. Desta vez a viagem foi a lazer.

Há umas semanas recebi um convite para descer o Mondego de canoa que, sem pensar muito, aceitei. Sou pouco dada a radicalismos. De qualquer forma e feitio. A minha ideia de desporto ou actividade física radicais resume-se a descer alguns escorregas mais compridos em parques aquáticos (o que acontece muito raramente, diga-se). Mas voltando a sábado... O dia começou bem mais cedo do que o habitual e às 9h30 já tínhamos chegado a Casal de Misarela.



Recebeu-nos uma manhã cinzenta e fresca e uma cidade ainda adormecida. Sem saber muito bem o que ia passar-se, aproveitei a espera pelos outros para dar uma espreitadela ao rio.



Vista sem grandes sobressaltos: quer o vento, quer a corrente do rio estavam calmos, como que ainda a dormir, e o silêncio apenas interrompido por um ou outro pássaro, ou por um carro que lá vai passando de quando em vez. O Restaurante "Mariazinha", com os seu dois clientes, lá nos recebeu para repor o nível de cafeína, tão necessário àquela hora. Mas o sossego acabou por ser interrompido, pelo menos o meu, e o pânico instalou-se em mim quando comecei a ouvir os outros (que entretanto tinham chegado) a falar em virar canoas e em atravessar rápidos. Sem querer dar um ar de fraca, pus o meu melhor sorriso amarelo, finquei a mão na cinta e permaneci em silêncio enquanto fitava os intrépidos aventureiros que faziam isto já pela terceira vez. Afinal, agora era demasiado tarde para voltar atrás. Enfim, a viagem lá seguiu. Depois de uma viagem de autocarro até um ponto mais acima no rio, cheia de curvas e curvinhas capaz de pôr à prova um estômago mais sensível, chegamos ao ponto de partida para a descida do rio.

E eis que nos fizemos à água. Grupos de dois em cada canoa, pagaia firme nas mãos, sol descoberto, protector solar factor 50, e... Mondego aí vamos nós!



A descida do rio acabou por ser bem menos conturbada do que imaginei. Uma paisagem deslumbrante e um tempo fabuloso ajudaram a fazer desta uma experiência a repetir.



A água fresca do rio lá ia servindo para refrescar as pernas, os rápidos, que eram só "rapidinhos", deixaram um sabor a pouco, e o grupo de pessoas com quem fui também ajudou: amigos e família numa boa disposição constante. A meio parámos para comer e beber água, e ao final de 4 horas, acabamos todos encharcados, fisicamente desgastados, mas com um sorriso rasgado.



O saldo acabou por ser bastante positivo, mas no final do dia não pude deixar de pensar que talvez não tivesse aceitado o convite se tivesse pensado mais um bocadinho. Percebi que se tivesse ponderado, teria deixado escapar uma oportunidade de fazer algo que nunca tomaria a iniciativa de fazer. Pensar demais pode ser contraproducente e às vezes não faz assim tão mal sairmos da nossa zona de conforto.



Mais informações sobre a descida do rio no site da GeoAventura.

8 comments:

  1. O meu namorado-quase-marido já fez essa descida! Também já tive oportunidade de fazer, mas cagufas como sou, não fui! Sou radical, mas nem tanto! Eheheh
    Mas acredito que seja bem divertido!

    Um beijinho

    http://agatadesaltosaltos.blogspot.pt/

    ReplyDelete
    Replies
    1. Não há por que ter cagufa. :) Havia miúdos de 3 e 4 anos em algumas canoas. Para a próxima não hesites.

      Beijinho!

      Delete
  2. UI, eu ia adorar. Um dia ainda hei-de fazer. Conheço bem esses lugares. Fiz campos de férias quanto baste nas margens desse rio e de seus afluentes. Mas isso foi há um século atrás...:-)

    ReplyDelete
    Replies
    1. Mariana, é giríssimo. :) Um dia combinamos?

      Delete
  3. Deve ter sido um dia fantástico. E Coimbra é um mimo de cidade!

    ReplyDelete
    Replies
    1. A cidade ficou por visitar. :( Parece-me uma desculpa para lá voltar. :)

      Delete
  4. Já andei num escorrega daqueles dos tubos tapados, e apanhei um susto, acho que já foi radical o suficiente, e há uns 10 anos saltei de uma prancha de 3 metros na piscina (coisa assustadora). Mas andar de canoa gostei, por acaso foi na mesma altura que o salto da piscina, mas gostei mais da canoa :) não sei é se faria uma descida como tu, sou um bocado medricas.
    Beijinho*

    ReplyDelete
    Replies
    1. A profundidade do rio era baixíssima. Durante parte do percurso, dar-me-ia (no máximo) pela cinta. Em algumas partes, nem pelo joelho. É perfeitamente seguro. :)

      Delete