Thursday 6 August 2015

Cinema fora do sítio 2015: Qu'est-ce qu'on a fait au Bon Dieu?

No sábado teve início mais um ciclo de "Cinema fora do sítio" no Porto.



Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto, da Porto Lazer e da Fundação Inatel que leva o cinema a vários locais públicos onde as pessoas podem assistir aos filmes gratuitamente. A primeira sessão deste ano decorreu junto à Câmara Municipal do Porto, com um público compostinho para o qual as cadeiras não foram suficientes.



A noite instalou-se fresca mas o ambiente que se gerou ao longo do filme ajudou a aquecer.



Honras de passadeira vermelha para o primeiro filme deste ciclo: "Qu'est-ce qu'on a fait au Bon Dieu?" ("Que mal fiz eu a Deus?"), uma comédia francesa que retrata a reacção de um casal católico aos casamentos das suas filhas com homens de outras religiões e culturas.



O filme estreou em Portugal no passado dia 24 de Julho e é genial na forma como utiliza o humor para abordar a questão do racismo. Cada cena tem uma série de comentários politicamente incorrectos sobre religião, etnia, raça, cultura, estereótipos e comportamento humano. Comentários racistas, sentimentos xenófobos, clichés desagradáveis, há de tudo um pouco. Tudo aquilo que podemos achar que as pessoas sentem e pensam mas que não verbalizam, está lá. E o filme fá-lo de forma aberta, descomplexada e mordaz. Tal como a comédia deve ser.

Let's look at the trailer? Let's.



Confesso que há momentos no filme que, no meu entender, roçam o desconfortável, mas creio que isso poderá depender da sensibilidade de cada um. Alvo de críticas bastante positivas e vencedor de alguns prémios, o filme já foi visto por milhões de pessoas, e não deixa de ser surpreendente nos dias de hoje dar de caras com notícias com títulos como "'Racist' French cinema hit 'too politically incorrect' for UK and US audiences" no The Telegraph (que não me atrevo a comentar neste artigo, até porque por si só daria uma tese de Doutoramento).

Surpreendentemente, ao longo dos últimos anos tenho dado por mim a gostar bastante da ficção francesa. Digo "surpreendentemente" porque nunca fui fã da língua. De todo. Tudo o que não fosse inglês ou alemão, soava sempre demasiado estranho para ser devidamente apreciado. Mas enfim, divago...



Este foi um óptimo início, e acaba por elevar um pouco as expectativas para o resto do programa. A próxima sessão é já na sexta-feira no Jardim do Passeio Alegre às 21h30 com o filme "Hector and the Search for Happiness". Vemo-nos lá?

1 comment:

  1. Que iniciativa maravilhosa. Adoro ver cinema assim! :)

    ReplyDelete